ENTRE A “EDUCAÇÃO RURAL” E A “EDUCAÇÃO DO CAMPO”: LEITURAS POSSÍVEIS COM BASE NA ANÁLISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 4.024, DE 1961, E N.º 9.394, DE 1996

Andréia Martins da Cunha

Resumo


Este artigo tem como objetivo elencar alguns aspectos presentes nas leis de diretrizes e bases da educação nacional de 1961 e 1996, que expressam o processo de mudança entre a concepção de escolarização no meio rural para a concepção de educação do campo, conforme demanda dos movimentos sociais. Com base em uma perspectiva histórica, pretende-se realizar uma breve análise dos contextos sociopolíticos que deram abertura para que um novo cânone para o ensino nas escolas em meio rural pudesse emergir e passasse a ser considerado nacionalmente no âmbito das políticas públicas educacionais.

 

PALAVRAS-CHAVE

ensino rural; educação do campo; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Palavras-chave


ensino rural; educação do campo; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

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