DESAMBIGUAÇÃO DOS TERMOS: PROBLEMAS, DIFICULDADES, TRANSTORNOS E DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

Gilson Xavier de Azevedo

Resumo


O objetivo desse artigo é promover uma desambiguação em relação aos termos, “problemas, dificuldades, transtornos, distúrbios” de aprendizagem. A motivação para o tema surgiu de muitas confusões notadas no meio acadêmico sobre tais questões, principalmente em relação a diagnósticos com nomenclaturas nem sempre coerentes. Justifica-se o estudo pela necessidade de os educadores estarem seguros em relação às questões de aprendizagem que vivenciam em seu cotidiano. O problema proposto é analisar por meio da literatura disponível se é possível aclarar tais termos. A hipótese padrão é que mesmo na literatura em questão, haja ambiguidade. Adota-se por metodologia, compor um estudo exploratório e bibliográfico de revisão de literatura sobre o assunto proposto. Espera-se esclarecer o que foi proposto e aprofundar o debate sobre os temas preteridos.


Palavras-chave


1. Aprendizagem. 2. Problemas. 3. Dificuldades. 4. Transtornos. 5. Distúrbios.

Texto completo:

PDF


Av. Dom José Gaspar, 500 • Prédio 6 • Fone: (31) 3319-4188

Coração Eucarístico • Belo Horizonte • Minas Gerais - Brasil

CEP.: 30535-901 • Cx. Postal: 2686

ISSN 2175-7003