UM EXEMPLO DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • INGRID RIBEIRO DA ROCHA
  • HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA

Resumo

Este trabalho descreve e analisa uma seqüência de ensino que parte da investigação de um fenômeno físico, o decaimento radioativo, para propiciar a aprendizagem de um conteúdo matemático: a função exponencial. Nesta perspectiva, exploramos um exemplo de integração dos processos de ensino aprendizagem de física e matemática. Apresentamos evidências que, em nossa opinião, corroboram a afirmação dos PCN de que essa articulação não confunde ou funde o estatuto disciplinar das ciências envolvidas em uma proposta de interdisciplinaridade. Além disso, a experiência aqui relatada nos mostra que a adoção de uma proposta de ensino contextualizado tal como preconizado nos PCN não implica em abandonar os conteúdos didáticos tradicionais, isto é, aqueles conteúdos que “caem em vestibular”.

Publicado
19-12-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES