O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA

UMA INDAGAÇÃO DIFÍCIL

Resumo

 

Historicamente a religião esteve em todas as sociedades, configurando-se como um importante aspecto da existência humana e sendo objetode estudo em diferentes períodos da história. Presente na vida de um grande número de pessoas,a  religião permeia também o espaço escolar, subjetivamente e através do ensino  religioso. Essa disciplina é o centro de uma problemática que acompanha a educação brasileira desde o início da era republicana quando se estabeleceu a separação entre estado e igreja. O  presente trabalho trata do tema: O ensino religiosona escola, seu objetivo é apresentara trajetória do ensino religioso na educação e na legislação brasileira, destacando as idéiasdos defensores e críticos dessa disciplina bem como as características do seu atual  modelo, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) de 1996, visto que o  Ensino  religioso tem por base a religião mostrou-se de início definições para esse conceito e alguns trabalhos sobre o tema, produzidos em diferentes períodos da história. Como pré-requisito do curso de Pós-Graduação “Lato-Sensu” realizado pelo IBF/FACEL, a pesquisa iniciou-se com uma pertinente análise bibliográfica, optou-se por realizar um trabalho de cunho teórico que contou  também com uma pesquisa de campo realizada numa escola pública da Serra-ES, onde se constatou um modelo de ensino religioso não condizente com a legislação e diretrizes vigentes no estado.

Biografia do Autor

FÁBIO ROBERTO OLIVEIRA, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

Historicamente a religião esteve em todas as sociedades, configurando-se como um importante aspecto da existência   humana e sendo objeto de estudo emdiferentes períodos da história. Presente na vida de um grande númerode pessoas, a religião permeia tambémo espaço escolar, subjetivamente e   através do ensino religioso.Essa   disciplina é o centro de uma problemática que acompanha aeducação brasileira  desde o início da era republicana quando se estabeleceu a separação entre  estado e igreja. O presente trabalho trata do tema:O ensino religiosona escola, seu objetivo é apresentara trajetória do ensino religioso na educação e na legislação brasileira,  destacando as idéias dos defensores e críticos dessa disciplina bem como as característicasdo seu atual modelo, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) de 1996,  visto que o ensino religioso tem por base a religião mostrou-se de início definições para esse conceito e alguns trabalhos sobre o tema, produzidos em diferentes períodos da história.

Publicado
19-12-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES