AS DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIDOCÊNCIA

  • HUGO NOBERTO KRUG
  • MARÍLIA DE ROSSO KRUG
  • RODRIGO DE ROSSO KRUG
  • CASSIANO TELLES

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades da prática pedagógica nas aulas de Educação Física nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental ministradas pelos professores unidocentes, das redes de ensino municipal, estadual e particular, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de informações foi uma entrevista, tendo as respostas interpretadas por meio da análise de conteúdo. Participaram sessenta professores unidocentes das referidas redes de ensino e cidade, sendo vinte de cada rede. Identificamos cinco dificuldades, sendo a maioria classificada na dimensão sociopolítica/cultural e a minoria dividida entre a dimensão instrucional/pedagógica e a dimensão institucional/organizacional.

 

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. Professores Unidocentes. Dificuldades.

 

Publicado
19-12-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES