A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

tratamentos linguísticos na leitura e produção de textos publicitários

  • BRENDA MICHELLE BUHR PEDRO
  • JÚLIA MAGALHÃES MATOS E SILVA
  • KELLY CESÁRIO DE OLIVEIRA
  • FREDERICO DIAS ROSA ALVES TEIXEIRA
  • BRUNA GABRIELE OLIVEIRA

Resumo

Considerando o papel dos textos publicitários nos contextos político e sociocultural do passado e do presente, a sequência didática apresentada a seguir visa a formar um estudante além dos tratamentos linguísticos comumente explorados em sala de aula, unindo os estudos linguísticos a uma leitura mais contextualizada do gênero publicidade, como seu público-alvo, suportes, estratégias multissemióticas, etc. Assim, a partir de uma consulta à Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (2018) e às concepções de gênero de Bakhtin e Marcuschi, a sequência se apresenta como uma opção para lidar com o gênero publicidade em sala de aula, alcançando resultados positivos em uma leitura mais reflexiva do gênero, que está tão presente nas mídias digitais e empíricas, possibilitando a formação de um leitor mais crítico diante de uma sociedade voltada para o consumo intenso. A escrita também se apresenta de forma mais criativa, fazendo uso de elementos linguísticos e visuais que projetam um público-alvo em um suporte específico para alcançar os objetivos propostos na sequência didática.

 

Publicado
19-12-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES