A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO:

perfil de alunos, professores e as tecnologias dentro e fora da sala de aula no século XXI

  • Patrícia Dino Araújo Fael

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação contribuíram para o surgimento de uma nova concepção de escola, de ensino e consequentemente uma profunda revisão das Instituições de Ensino Superior, que se propõem a formar professores. A proposta deste trabalho destina-se a investigar ferramentas e objetos úteis à educação com utilização das tecnologias, além de analisar a evolução da sociedade na era do conhecimento e as mudanças nos perfis do educador e educando, sendo estas mudanças fundamentais para implantação das tecnologias na educação. Teve como método de abordagem o método indutivo, pois parte da análise de dados e experiências particulares, com pesquisa bibliográfica e digital em sites e plataformas especializadas em educação. Constatou-se que as tecnologias revolucionaram o ensino e mudaram a concepção sobre escolas, professores e alunos, e a própria sociedade. Essas tecnologias educacionais não são ferramentas que salvam educadores dos problemas educativos e sim agregam valor, desmistificando o conhecimento e democratizando seu acesso.

Publicado
05-07-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES