DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA EM CONTEXTO DE PANDEMIA

contribuições do pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social

  • Natália Silva Resende
  • Patrícia Eliane de Melo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo se expor as ideias trazidas pelo Construcionismo Social, referentes aos processos educativos e às novas possibilidades de ações na aprendizagem, em diálogo com o pensamento de Paulo Freire, pensador da educação que tem como ideia a luta por uma “educação libertadora” e democrática. Ambas as propostas buscam por um diálogo entre toda a comunidade escolar para a construção de um projeto de que todos participem. Esse projeto aparece como uma alternativa para a educação no atual contexto de quarentena, vivido em decorrência do Novo Coronavírus. Por conta desse cenário, as escolas estão reinventando novas práticas e passam a conversar com as ideias que visam maior autonomia e participação de seus membros para a construção de uma gestão mais colaborativa e participativa.

Publicado
04-07-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES