UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA SOBRE O PLANEJAMENTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Monique Ferreira Monteiro Beltrão

Resumo

No atual contexto, marcado por imensos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, a escola se vê frente à necessidade de continuar com ações emergenciais mediadas pelo ensino remoto para minimizar os efeitos do distanciamento social no aprendizado dos estudantes, e, ao mesmo tempo, de planejar o processo acadêmico através das atividades pedagógicas não presenciais, conjugando ações específicas para o planejamento e aulas remotas. Deste modo, analisaremos como faremos e necessitamos do planejamento, considerando que o professor está em trabalho remoto em casa e o aluno está participando deste processo com esta mediação afastada e remota, contrariando às vezes as suas necessidades presenciais e emergenciais para o entendimento e superação. Determinaremos através deste texto, como deveremos nos posicionar e como refletiremos para construir o acesso deste aluno com as propostas acadêmicas e planejamento, diante de uma liberdade e de um abismo entre a escola e o momento social da pandemia.

Publicado
14-12-2020