A SOCIEDADE, A ESCOLA E OS SABERES DOCENTES
Resumo
Os saberes docentes, bem como a docência e a educação – temas tão debatidos entre professores, seus pares na academia e a sociedade –, estão diante de novas reflexões e ainda ganham desafios adicionais quando na universidade discute-se o seu papel pelo desenvolvimento de uma autonomia política de profissionalização da docência. Nos últimos anos, o exercício da docência e os saberes docentes têm sofrido novas tensões a partir dos fenômenos e das transformações sociais recentes. A família, a sociedade, os pais e os responsáveis discutem hoje o papel da escola, a formação dos professores e, até mesmo, o tempo de permanência das crianças no ambiente escolar. Frente a tudo isso, a construção de uma a identidade profissional, social e política pelo docente – assim como a necessidade de uma visão mais crítica e reflexiva de suas práticas – vêm suscitar novos estudos e pesquisas.
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).