A APROPRIAÇÃO DO PRINCÍPIO DE RESPEITO AOS SABERES NA BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE

  • Carlos Eduardo Bittencourt Gomes
  • Luiz Fernando Ribas
  • Margarida Gandara Rauen (Margie)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultados de pesquisa bibliográfica iniciada quando
percebemos que a deturpação de posturas da educação popular acarreta um problema na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC – BRASIL, 2018) e em materiais didáticos com ela
alinhados, destacando o aspecto de gênero. Partimos da hipótese de que, se ocorre, na BNCC,
a apropriação do princípio freireano de respeito aos saberes, ele não é efetivado em recursos
didáticos. Inicialmente, revisitamos alguns sentidos do respeito aos saberes em Pedagogia da
Autonomia (FREIRE, 1996), a fim de relacioná-los com os conceitos feministas de
androcentrismo (PERROT, 2007; BOURDIEU, 2012) e discriminação interseccional
(GONZALEZ, 1980/2019; CRENSHAW, 2002; CARNEIRO, 2011; AKOTIRENE, 2019).
Na segunda parte do texto, apontamos contradições existentes na BNCC e, na terceira parte,
com delimitação no ensino de Arte, analisamos a deturpação da noção freireana de respeito
aos saberes em materiais didáticos implementados nas escolas públicas do ensino médio do
Paraná em 2020, no contexto da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021