A APROPRIAÇÃO DO PRINCÍPIO DE RESPEITO AOS SABERES NA BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE
Resumo
Neste trabalho, apresentamos resultados de pesquisa bibliográfica iniciada quando
percebemos que a deturpação de posturas da educação popular acarreta um problema na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC – BRASIL, 2018) e em materiais didáticos com ela
alinhados, destacando o aspecto de gênero. Partimos da hipótese de que, se ocorre, na BNCC,
a apropriação do princípio freireano de respeito aos saberes, ele não é efetivado em recursos
didáticos. Inicialmente, revisitamos alguns sentidos do respeito aos saberes em Pedagogia da
Autonomia (FREIRE, 1996), a fim de relacioná-los com os conceitos feministas de
androcentrismo (PERROT, 2007; BOURDIEU, 2012) e discriminação interseccional
(GONZALEZ, 1980/2019; CRENSHAW, 2002; CARNEIRO, 2011; AKOTIRENE, 2019).
Na segunda parte do texto, apontamos contradições existentes na BNCC e, na terceira parte,
com delimitação no ensino de Arte, analisamos a deturpação da noção freireana de respeito
aos saberes em materiais didáticos implementados nas escolas públicas do ensino médio do
Paraná em 2020, no contexto da pandemia.
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