ADAPTAÇÕES RAZOÁVEIS E CURRICULARES NO CONTEXTO PANDÊMICO:

desafios do ensino remoto para alunos com necessidades educacionais especiais

  • Marcela Almeida de Paula
  • Luiz Felipe de Souza Barbosa
  • Nivânia Maria de Melo Reis

Resumo

O presente artigo pretende levantar indagações a respeito dos desafios enfrentados pelos
alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) durante o ensino remoto, situação
advinda da pandemia da COVID-19. Neste contexto, a metodologia utilizada baseia-se em
uma pesquisa bibliográfica e na coleta de dados, mediante a aplicação de um questionário on-
line. Assim, com base nos materiais analisados, é possível observar as implicações
pedagógicas do ensino remoto no cotidiano dos aprendizes com necessidades educacionais
especiais e objetivar caminhos para que o processo de ensino-aprendizagem desses alunos
seja efetuado de modo a alcançar melhorias. Além disso, o estudo realizado demonstra que
diversas adaptações razoáveis, bem como as curriculares, são necessárias para que ocorra, de
fato, a inclusão escolar.

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Publicado
27-09-2021