ADAPTAÇÕES RAZOÁVEIS E CURRICULARES NO CONTEXTO PANDÊMICO:
desafios do ensino remoto para alunos com necessidades educacionais especiais
Resumo
O presente artigo pretende levantar indagações a respeito dos desafios enfrentados pelos
alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais) durante o ensino remoto, situação
advinda da pandemia da COVID-19. Neste contexto, a metodologia utilizada baseia-se em
uma pesquisa bibliográfica e na coleta de dados, mediante a aplicação de um questionário on-
line. Assim, com base nos materiais analisados, é possível observar as implicações
pedagógicas do ensino remoto no cotidiano dos aprendizes com necessidades educacionais
especiais e objetivar caminhos para que o processo de ensino-aprendizagem desses alunos
seja efetuado de modo a alcançar melhorias. Além disso, o estudo realizado demonstra que
diversas adaptações razoáveis, bem como as curriculares, são necessárias para que ocorra, de
fato, a inclusão escolar.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).