ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:

desafios e perspectivas

  • Aliny Vitória Martins Cunha
  • Arabie Bezri Hermont
  • Mariana Queiroga Gomes
  • Nivânia Maria de Melo Reis

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de um projeto de extensão universitária intitulado
“Aprendizagem da leitura e escrita por parte de adultos com deficiência intelectual” que tem
atuado no sistema remoto devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Relatam-se nele
quatro atividades que, ancoradas nas vertentes de alfabetização e letramento de Ferreiro
(2000), Freire (1989) e Soares (2004), trabalharam os processos de alfabetização abordando o
tema da Covid-19 para que, dessa maneira, os alunos pudessem desenvolver seu pensamento
crítico sobre o assunto. É exposto também de que maneira a experiência dos encontros
virtuais tem sido importante para os alunos e para as monitoras nestes tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021