CONHECENDO A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM FELICIDADE EM BELO HORIZONTE POR MEIO DAS VIVÊNCIAS DE UMA IDOSA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:
relato de uma experiência
Resumo
Para Freire, a educação está diretamente relacionada às questões políticas e sociais. A prática
educativa é o caminho para transformar a sociedade. Neste artigo, relatamos a experiência de
conhecer a história do Bairro Jardim Felicidade, localizado na Região Norte de Belo
Horizonte, a partir do relato de uma senhora de 59 anos em processo de alfabetização.
Relacionamos alguns aspectos do relato dela com o contexto sociocultural da região e com a
teoria de Paulo Freire. Considerando a importância da valorização da visão de mundo dos
indivíduos, conhecer a história é fundamental para a garantia de uma prática educativa
baseada na emancipação e transformação social.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).