COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Anita Prado Nunes-da-Silva
  • Ana Claudia Demétrio Pereira
  • Charlene Aparecida Crespo Pereira
  • Daniele Pereira dos Santos Lucena
  • Dayane Aparecida Gouvêa
  • Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima
  • Priscila Rodrigues de Campos

Resumo

O presente estudo visa contribuir para a discussão sobre competências socioemocionais na
primeira infância à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no que tange às
competências socioemocionais. As emoções devem ser trabalhadas com as crianças em sala
de aula desde cedo, e o professor deve procurar saber de seus sentimentos e de suas emoções.
A primeira infância é a fase mais rica em termos cognitivo, emocional e psicomotor da
criança, e inserir essas competências nesta fase é de suma importância para que, ao se
apropriar de sua identidade, ponha em prática seus conhecimentos socioemocionais que a
acompanharão não só na fase escolar, mas por toda a vida, fazendo com que seja um adulto
completo e capacitado para resolver problemas e dirimir conflitos com inteligência
emocional. Foram feitas pesquisas bibliográficas acerca do assunto, culminando na
elaboração de um projeto que foi aplicado durante três semanas em sala de aula do 1º ano do
Ensino Fundamental I.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021