EDUCAÇÃO POPULAR EM RIBEIRÃO DAS NEVES:

Trajetória de formação docente a partir da experiência na educação de adultos

  • Roselita Soares de Faria
  • Aparecida Dias Terras Gomes

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência com educação popular realizada em Ribeirão
das Neves entre os anos de 1993 a 1998. Essa educação evidencia-se como o principal meio
para a formação da práxis docente e da relação empática entre educadoras e seus educandos e
educandas. Além disso, destaca-se também a sua importância como o principal acesso à
aprendizagem da leitura e escrita em um bairro de Ribeirão das Neves, que tem sua formação
caracterizada pela ocupação do espaço geográfico por famílias chefiadas por mulheres com
pouca ou nenhuma escolarização, advindas de diversas localidades de Minas Gerais à procura
de trabalho e de melhores condições de moradia. Ao longo do relato, marcam-se as condições
sociais, a busca pela dignidade, os espaços de socialização e o papel da igreja em promover a
educação para adultos no meio popular, e as transformações ocorridas na oferta dessa
educação, ao longo do tempo, no referido bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021