EDUCAÇÃO POPULAR:
experiência na elaboração de um projeto social em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo
Este artigo descreve uma experiência de elaboração de projeto social, ocorrida em grupo,
como requisito parcial para aprovação na disciplina “Tópicos em Educação Social” do curso
de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). O tema “Curso de Idioma na FaE-UFMG” para o projeto social foi escolhido de
acordo com as vivências dos próprios alunos do grupo que desenvolveu o projeto, visando
transformar a realidade que presenciam, e, de acordo, também, com pesquisas que apontam a
importância de saber outras línguas atualmente. O projeto considerou tanto os aspectos
metodológicos para sua elaboração, quanto os diversos aspectos teórico-práticos da realidade
vivenciada por estudantes da universidade. Além disso, a reflexão sobre esta prática
fundamentou-se nas teorias de reconhecimento, redistribuição, e o curso se define como
prática da educação social, popular e comunitária.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).