EDUCAÇÃO POPULAR:

experiência na elaboração de um projeto social em uma disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais

  • Ana Letícia Rocha

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de elaboração de projeto social, ocorrida em grupo,
como requisito parcial para aprovação na disciplina “Tópicos em Educação Social” do curso
de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). O tema “Curso de Idioma na FaE-UFMG” para o projeto social foi escolhido de
acordo com as vivências dos próprios alunos do grupo que desenvolveu o projeto, visando
transformar a realidade que presenciam, e, de acordo, também, com pesquisas que apontam a
importância de saber outras línguas atualmente. O projeto considerou tanto os aspectos
metodológicos para sua elaboração, quanto os diversos aspectos teórico-práticos da realidade
vivenciada por estudantes da universidade. Além disso, a reflexão sobre esta prática
fundamentou-se nas teorias de reconhecimento, redistribuição, e o curso se define como
prática da educação social, popular e comunitária.

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Publicado
27-09-2021