A QUESTÃO QUILOMBOLA PODE GANHAR VISIBILIDADE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) COMO METODOLOGIA ATIVA
Resumo
O presente artigo relata uma proposta de como abordar o tema comunidades quilombolas na
educação escolar, especialmente entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A
estratégia apresentada consiste em elaborar Histórias em Quadrinho (HQ) como forma de
construir narrativas e histórias sobre as Comunidades Quilombolas. O trabalho com HQ foi
desenvolvido na disciplina de Oficina de Integração Curricular Comum: Metodologias
Participativas, como uma proposta de apresentação criativa. Durante o processo de pesquisa
sobre o tema é possível observar e compreender dados reais referentes aos povos quilombolas
e suas diversas lutas ao longo do tempo e que persistem até os dias atuais. Símbolo de
resistência, um exemplo para todos que conhecem melhor suas histórias, as comunidades
quilombolas estão presentes e vivendo ao nosso “lado”, e muitas vezes ainda invisibilizadas.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).