A QUESTÃO QUILOMBOLA PODE GANHAR VISIBILIDADE ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO (HQ) COMO METODOLOGIA ATIVA

  • Cristina Borges Guimarães
  • Scarlett Horrara Alves Fernandes

Resumo

O presente artigo relata uma proposta de como abordar o tema comunidades quilombolas na
educação escolar, especialmente entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A
estratégia apresentada consiste em elaborar Histórias em Quadrinho (HQ) como forma de
construir narrativas e histórias sobre as Comunidades Quilombolas. O trabalho com HQ foi
desenvolvido na disciplina de Oficina de Integração Curricular Comum: Metodologias
Participativas, como uma proposta de apresentação criativa. Durante o processo de pesquisa
sobre o tema é possível observar e compreender dados reais referentes aos povos quilombolas
e suas diversas lutas ao longo do tempo e que persistem até os dias atuais. Símbolo de
resistência, um exemplo para todos que conhecem melhor suas histórias, as comunidades
quilombolas estão presentes e vivendo ao nosso “lado”, e muitas vezes ainda invisibilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021