EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
ressignificação da vida e da docência no (per)curso de mestrado
Resumo
A proposta deste trabalho é explanar os deslocamentos realizados neste tempo de incertezas
devido à pandemia do novo Coronavírus, a COVID -19, por meio da reflexão sobre a
formação e a profissão docente enquanto mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de
Professores (FFP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). À luz de Josso, a
pesquisa está fundamentada pelo conceito de experiência, problematizando como as vivências
no contexto pandêmico contribuíram para os processos formativos pessoais, profissionais e
sociais. Tendo em vista o atual cenário da educação no Brasil e no mundo, entendemos que,
através do dispositivo metodológico das narrativas e das reflexões que estas proporcionam, é
possível problematizar a trajetória formativa durante tal período. Ainda de acordo com Josso,
a narrativa torna-se um trampolim, um ponto de apoio para o salto do pensamento. O estudo
visa problematizar como se desenvolveu o (per)curso autoformativo na perspectiva de uma
mestranda em processo nestes tempos atípicos.
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