A PSICÓLOGA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO POPULAR E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA:

reflexões dos pensamentos de Paulo Freire e Ladislau Dowbor

  • Otávio Henrique dos Santos Pontes

Resumo

Este artigo objetiva discutir a prática profissional da psicóloga aliada à participação
comunitária e à educação popular, tendo as ideias de Paulo Freire e Ladislau Dowbor como
base referencial teórica. Considera-se que o papel da psicóloga pode vir a contribuir com todo
o contexto educacional. Dada a sua posição de saber/poder e o contato com questões de
interesse a toda comunidade escolar, a psicóloga pode contribuir para uma prática educativa
crítica, emancipatória e libertadora, contudo revela-se a necessidade da organização
comunitária. Trata-se de uma discussão teórica que articula a possibilidade de atuação da
profissional da psicologia com os dois pensadores para a transformação social a partir da
comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021