EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA:

impactos nas práticas pedagógicas de professores/as do município do Rio Grande/RS

  • Charles da Costa Bandeira
  • Ketlyn de Oliveira Marques
  • Marcelo Dias Lemos
  • Samuel Silveira Pereira
  • Viviane Pereira Domingues
  • Luciana Toaldo Gentilini Avila

Resumo

Este estudo trata de uma pesquisa exploratória, desenvolvida dentro do Projeto de Extensão Movimenta, que teve como objetivos: a) mapear como as escolas e professores/as do município de Rio Grande/RS estão organizando as práticas pedagógicas para turmas de Educação Infantil a partir das atividades remotas e b) apresentar possíveis dificuldades e aprendizagens dos/as professores/as da Educação Infantil em tempos de pandemia. Os dados foram produzidos a partir da resposta de professores/as de Educação Infantil de escolas da rede municipal da cidade a questões presentes em um questionário on-line. A partir da análise de conteúdo, as respostas dos/as professores/as foram transformadas em quatro categorias:1) Condições para as atividades remotas; 2) Apoio das famílias; 3) Aprendizagem dos/as professores/as; e 4) Dificuldade das atividades remotas. Como conclusões, considera-se que, apesar de os/as professores/as terem conseguido desenvolver práticas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil, esses/as necessitam de apoio das instituições governamentais, uma vez que o trabalho docente fica sobrecarregado.

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Publicado
27-09-2021