EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA:
impactos nas práticas pedagógicas de professores/as do município do Rio Grande/RS
Resumo
Este estudo trata de uma pesquisa exploratória, desenvolvida dentro do Projeto de Extensão Movimenta, que teve como objetivos: a) mapear como as escolas e professores/as do município de Rio Grande/RS estão organizando as práticas pedagógicas para turmas de Educação Infantil a partir das atividades remotas e b) apresentar possíveis dificuldades e aprendizagens dos/as professores/as da Educação Infantil em tempos de pandemia. Os dados foram produzidos a partir da resposta de professores/as de Educação Infantil de escolas da rede municipal da cidade a questões presentes em um questionário on-line. A partir da análise de conteúdo, as respostas dos/as professores/as foram transformadas em quatro categorias:1) Condições para as atividades remotas; 2) Apoio das famílias; 3) Aprendizagem dos/as professores/as; e 4) Dificuldade das atividades remotas. Como conclusões, considera-se que, apesar de os/as professores/as terem conseguido desenvolver práticas pedagógicas com as crianças da Educação Infantil, esses/as necessitam de apoio das instituições governamentais, uma vez que o trabalho docente fica sobrecarregado.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).