OS DESAFIOS DO ENSINO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS E OS LIMITES DA CONEXÃO NO PIBID
Resumo
O presente relato de experiência da prática docente dos futuros professores em tempos de pandemia, além de validar os conhecimentos teóricos da licenciatura na prática, permitiu perceber a diversidade e as novas configurações socioeconômicas que impactam a frequência nas aulas remotas e o acesso a materiais. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid – promoveu novos desafios no contexto da pandemia da Covid-19 relacionados à adoção efetiva de metodologias ativas. As turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Assis das Chagas, em Belo Horizonte (MG), por meio de atividades gamificadas planejadas e elaboradas pelos extensionistas e disponibilizadas nas plataformas digitais para utilização de forma síncrona e assíncrona pelos estudantes, tiveram a oportunidade de consolidar seu processo de alfabetização e, assim, os impactos da pandemia nas desigualdades socioculturais estão sendo minimizados. A pandemia pode ser vista, nessa experiência, como fator que impulsiona reflexões sobre transformações na educação que há muito tempo vinham sendo postergadas.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).