OS DESAFIOS DO ENSINO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS E OS LIMITES DA CONEXÃO NO PIBID

  • Cristina Borges Guimarães
  • Sarah Ribeiro dos Santos Zica e Meireles

Resumo

O presente relato de experiência da prática docente dos futuros professores em tempos de pandemia, além de validar os conhecimentos teóricos da licenciatura na prática, permitiu perceber a diversidade e as novas configurações socioeconômicas que impactam a frequência nas aulas remotas e o acesso a materiais. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid – promoveu novos desafios no contexto da pandemia da Covid-19 relacionados à adoção efetiva de metodologias ativas. As turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Assis das Chagas, em Belo Horizonte (MG), por meio de atividades gamificadas planejadas e elaboradas pelos extensionistas e disponibilizadas nas plataformas digitais para utilização de forma síncrona e assíncrona pelos estudantes, tiveram a oportunidade de consolidar seu processo de alfabetização e, assim, os impactos da pandemia nas desigualdades socioculturais estão sendo minimizados. A pandemia pode ser vista, nessa experiência, como fator que impulsiona reflexões sobre transformações na educação que há muito tempo vinham sendo postergadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-09-2021