Educação sexual infantil: A interação entre a família e escola como fator determinante para uma educação eficaz

  • Aline Aparecida de Lima PUC Minas.
  • Danyene Cássia de Oliveira PUC Minas.
  • Elidiani dos Santos Souza PUC Minas.
  • Joelice Almeida Pereira PUC Minas.
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas.
Palavras-chave: Educação Sexual, Sexo, Sexualidade, Criança, Família e Escola.

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos realizados em escolas públicas e privadas de Belo
Horizonte. Seu foco central foi analisar a importância da educação sexual infantil, seus retrocessos
e avanços na família e na comunidade escolar, considerando-a como um fator primordial para o
desenvolvimento da criança, levando em consideração seus pensamentos, suas curiosidades e as
relações que estabelecem com o meio em que vivem. A pesquisa investigou se existe a parceria
entre família e escola para identificar as possibilidades que as mesmas possuem para enfrentar
e desenvolver a educação sexual na prática educativa. Essas questões nortearam a trajetória da
construção da pesquisa com o intuito de compreendermos a relação que se estabelece entre as
partes envolvidas, ou seja, o meio escolar e familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida de Lima, PUC Minas.
Alunas graduadas em Pedagogia.
Danyene Cássia de Oliveira, PUC Minas.
Alunas graduadas em Pedagogia.
Elidiani dos Santos Souza, PUC Minas.
Alunas graduadas em Pedagogia.
Joelice Almeida Pereira, PUC Minas.
Alunas graduadas em Pedagogia.
Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas.
Doutora em Ciências da Religião, Mestre em Educação, Professora e pesquisadora da PUC.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS