FOCO E ESCOPO DA REVISTA

 

Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro - é uma publicação semestral da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tem por objetivo veicular a produção acadêmica de docentes e discentes, como forma de registro e divulgação de suas pesquisas, nas diversas áreas de conhecimento, com a missão fomentar a formação acadêmica crítica e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. A revista publica trabalhos em português, inglês e espanhol. A avaliação do Qualis Periódicos é B3(Interdisciplinar), B3(Direito), B3 (Arquitetura, Urbanismo e Design) e B3(Planejamento Urbano e Regional/ Demografia).

Público-alvo: docentes, pesquisadores, estudantes universitários de graduação e pós-graduação e demais interessados na produção científica das diversas áreas de conhecimento.

Políticas de Seção: Percurso Acadêmico publica trabalhos de docentes e discentes na forma de artigos . 

Seções para submissão:

  • Artigos Dossiê Temático
  • Artigos Temas Livres
  • Resumos Expandidos

 Na seção dos Artigos, o numero de autores por atigo é de 01 autor 04 coautores. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo do artigo bilíngue (português/ inglês; português/ espanhol), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões.  Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 200 e 300 palavras. Os textos em outras línguas serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em português, inglês e na língua original.

 Na Seção de  Resumo Expandido, o numero de autores por atigo é de 01 autor 04 coautores. O resumo  deve ser redigido de forma clara e estruturado, incluindo contextualização, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, nesta ordem. Exige-se que o resumo tenha necessariamente de 400 a 800 palavras. Devem constar no resumo também: título, palavras-chave, nomes completos dos autores, sem titulação, nome da instituição de vínculo dos autores (afiliação), endereço e e-mail do autor correspondente.

 

AVALIAÇÃO PELOS PARES

Artigos  são submetidos à apreciação da Comissão Editorial  e encaminhados a avaliador ad hoc para parecer através de formulário (sistema de duplo cego ou Double Blind Review). A seleção leva em consideração a originalidade, relevância e qualidade metodológica e científica.  Avalia-se também sua adequação às normas da ABNT e da Editora PUC Minas.  O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas.  Solicita-se aos autores assinalarem o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais, a afirmação da exclusividade, da originalidade e ineditismo do texto e de sua publicação e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.

 

Termo-Declaração:

“Submeto (emos) o trabalho intitulado ... , texto original, à avaliação de Percurso Acadêmico, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.”

Os textos serão submetidos à revisão de língua portuguesa. A Comissão Editorial reserva-se o direito de apontar correções necessárias, em primeira avaliação, nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista.

Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Em caso de aceitação, com indicação de alterações pelos avaliadores, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

 

Normalização de Artigos Científicos, citações e referencias:

Percurso Acadêmico utiliza como critério de normalização a ABNT e o Padrão PUC Minas de Normalização.

  • Citações e referencias:

(http://portal.pucminas.br/documentos/citacoes-referencias.pdf)

  •  Modelo de artigo configurado em Word

        https://drive.google.com/file/d/1itQOhdv3zNz9xtdjl4_8feNdK0gUW1Rd/view?usp=sharing(DOWNLOAD)

 

Normatização para Resumo Expandido:

Formato de submissão na modalidade de Resumos: Os resumos serão revisados pelos consultores Ad hoc e os todos os trabalhos aceitos, serão publicados na forma e Anais (on-line).

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word, fonte Time New Roman, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento 1,5 entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Time New Roman, estilo normal, em página A4.
  3. Os resumos deverão conter os seguintes itens: Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Time New Roman, estilo normal, tamanho 12.
  4. Nomes e sobrenomes dos autores: o numero de autores por atigo é de 01 autor 04 coautores, deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Time New Roman, tamanho 12. Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Informações do autor principal: deve ser escrito abaixo do nome dos autores, na próxima linha, alinhado à direita, em fonte Time New Roman, tamanho 10. Conter filiação institucional dos autores e e-mail apenas do autor principal.
  5. Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor principal (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 400 e no máximo 800 palavras.
  6. Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras-chave.