A UTILIZAÇÃO DA CASCA DA BANANA COMO SUBSTITUIÇÃO DE PARTE DO CIMENTO NA PRODUÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS: A BUSCA POR ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS

  • Diego Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mateus Bravo Aquiar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Raquel Sampaio Jacob Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: construção sustentável, tijolo ecológico, sustentabilidade, matériais de construção

Resumo

Esta pesquisa consiste no estudo das propriedades do tijolo confeccionado a partir do pó da casca de banana, suas características quanto à resistência e sua incorporação como alternativa sustentável na construção civil.Foi utilizadosolo tipo argila-arenosa e o cimento CPIIZ-32 provenientes das imediações do laboratório de ensaios e campo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC minas) e as cascas de bananas coletadas do restaurante popular do Barreiro em Belo Horizonte para a moldagem dos corpos de prova. Os métodos utilizados para avaliar o comportamento destes tijolos foram feitos a partir de ensaios de compressão simples e absorção de água. Para a determinação da mistura de solo-cimento foram estudados dois teores de resíduos da casca da banana (2 % e 4%), sendo confeccionados 18 corpos-de-prova ao todo, 6 para cada formulação, incluindo a de solo cimento, nas idades de 7 e 14 dias. Os resultados dos ensaios tecnológicos foram comparados de acordo com as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Biografia do Autor

Diego Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia Civil/ matériais de construção
Mateus Bravo Aquiar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia Civil/ matériais de construção
Raquel Sampaio Jacob, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia civil/ saneamento

Referências

CORREA,J.C; FERREIRA,F.Fernandes; GUIMARÃES,R.C.Melo. Tijolo ecológico de bagaço de cana-de-açúcar. Centro Universitário de Bebedouros. UNIFAFIBE, São Paulo.

OPEFERGELT,S; CARDINAL,D; HENRIET,C; ANDRÉ,L; DELVAUX,B. Silicon isotope fractionation between plant parts in banana: In situ vs in vintro. Journal of Geochemical Exploration, Leuvensesteenweg, Bélgica , 2005.

KANNING,R.César. Utilização da cinza de folha de bananeira como adição em argamassas de cimento portland. Programa de Pós-graduação em Engenharia-PIPE, UFPA, Curitiba, 2013.

COELHO, R.R. Pessoa; MATA,M.E.R.M.Cavalcanti; BRAGA,M.E.Duarte. Alterações dos componentes nutricionais do pseudocaule da bananeira quando processado visando sua transformação em palmito. Revista Brasileira de produtos agroindustriais, Campina Grande, v.3, n.1, p.21-30, 2001.

FILHO, J.N. Ribeiro; SILVA,G.N; LUCENA,K.F.M; CARVALHO,N.H.C. Projeto e execução de casa ecoeficiente em Campina Grande - PB. Coordenação de ciências gerenciais, CEFET-PB, João Pessoa, 2006.

CORREA,L.R; Sustentabilidade na construção civil. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.

Publicado
19-10-2017