PROJETO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MINAS UNIDADE SÃO GABRIEL (BELO HORIZONTE - MG)

  • Camila Chaves Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Nathalie Tavares Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Queila Lages Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Reservatório de água pluvial, Escassez de recursos hídricos, Aproveitamento de água de chuva.

Resumo

Através do presente artigo objetiva-se apresentar um projeto de aproveitamento de água de chuva, de forma a aplicar parâmetros técnicos e legais quanto à estimativa da potencialidade de captação e armazenamento a partir da cobertura do prédio C da Unidade São Gabriel da PUC Minas. Tendo em vista o conceito de desenvolvimento sustentável e a crise hídrica no Brasil, faz-se necessário um esforço individual e coletivo no sentido de uma reeducação no que se refere ao consumo, manutenção, preservação, utilização e reutilização das águas. Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo científico em trabalho já concluído em que foi calculado o volume de água que pode ser captado na cobertura predial e comparado o resultado com a demanda de irrigação existente na Universidade. Os resultados indicam que o sistema de captação de água de chuva proposto para a PUC, Unidade São Gabriel, armazenaria água suficiente para atender às áreas de jardim acerca do prédio estudado. Verificou-se que a implantação do sistema seria economicamente viável, de acordo com os cálculos, custos e espaço de alocação, utilizando um reservatório com um volume de 15 m³ para a instalação do sistema no edifício C.

Biografia do Autor

Camila Chaves Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Departamento: recursos hídricos

área: captação de água pluvial

Nathalie Tavares Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Departamento: recursos hídricos

área: captação de água pluvial

 

Queila Lages Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Departamento: recursos hídricos

área: captação de água pluvial

Referências

AGENCIA REGULADORA DE SERVICOS DE ABASTECIMENTO DE AGUA E DE ESGOTAMENTO SANITARIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Tabelas Tarifárias da COPASA-MG. Disponível em: < http://www.arsae.mg.gov.br/component/gmg/page/262> Acesso em: 03 maio 2017.

AMORIM, S. V.; PEREIRA, D. J. A. Estudo Comparativo dos Métodos de Dimensionamento para Reservatórios Utilizados em Aproveitamento de Água Pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 53-66, abr./jun. 2008.

ANNECCHINI, Karla Ponzo Vaccari. Aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis na cidade de Vitória (ES). 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Vitória, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.527: água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

BEZERRA, S. M. DA C.; CHRISTAN, P. DE; TEIXEIRA, C. A.; FARAHBAKHSH, K. Dimensionamento de reservatório para aproveitamento de água de chuva: comparação entre métodos da ABNT NBR 15527:2007 e Decreto Municipal 293/2006 de Curitiba, PR. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 10, n. 4, p. 219-231, out./dez. 2010.

CICLO DA ÁGUA. Disponível em: <http://ciclodagua.com/produto/ciclo-1000/>. Acesso em 11 outubro 2017.

GUILHERME, L. B. Aproveitamento das águas de chuva da cidade do Natal para fins potáveis. Natal, 2006. 141 p. Dissertação (Mestre) – Centro de tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

INSTITUTO NACIONAL DE METEREOLOGIA. Disponível em: < www.inmet.gov.br/ >. Acesso em: 09 março 2017.

MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. 159 p. Dissertação de Mestrado (Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária) - Escola Politécnica da Universidade São Paulo, São Paulo, 2004.

RUPP, R. F.; MUNARIM, U.; GHISI, E. Comparação de Métodos Para Dimensionamento de Reservatórios de Água Pluvial. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 4, p. 47-64, out./dez. 2011.

SANASA - SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A. Disponível em: <http://www.sanasa.com.br/inicio/default. aspx> Acesso em: 01 setembro 2016.

SILVA, Carlos Henrique R. Tomé. Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://www12.senado. leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/outras-publicacoes/temas-e-agendas-para-o-desenvolvimento-sustentavel/recursos-hidricos-e-desenvolvimento-sustentavel-no-brasil.> Acesso em: 17 setembro 2016.

TOMAZ, Plínio. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE AGUA DE CHUVA, 6, 2003, Belo Horizonte. São Paulo. ABCMAC, 2003. P. 1-33.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva de cobertura em área urbana para fins não potáveis. 29 dezembro 2009. Disponível em: <http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/livros/livro_conservacao/capitulo8.pdf>. Acesso em: 12 setembro 2016.

Publicado
2019-06-10