A produção de blocos de concreto confeccionados com rejeitos da construção civil para execução em alvenaria de vedação: a busca por alternativas sustentáveis.

Tiago Luiz da Costa, Mateus Bravo de Aguiar, Wesley Luiz Mendes Moraes, Erico Tiago Dias, Diego Silva, Antônio Pires Azevedo Junior

Resumo


Esta pesquisa consiste na produção de blocos de concreto com rejeitos provenientes da construção civil para alvenaria de vedação. A pesquisa é justificada devido aos problemas enfrentados na construção civil, tendo como foco o desperdício de materiais de pequenas e grandes construções e seu, consequente, dano ao meio ambiente. O objetivo da pesquisa é a confecção de blocos de concreto para alvenaria de vedação, utilizando rejeitos da construção civil, que atendam as normas técnicas brasileiras vigentes, quanto à resistência a compressão, empregando o mesmo na construção civil como material reciclado, uma vez que o bloco de vedação não exige alta resistência mecânica, podendo contribuir como uma solução mais econômica. O entulho foi separado, triturado e peneirado para que se obtivesse a granulometria desejável, posteriormente adicionado ao cimento, areia e pó de pedra, moldados conforme preceitos das normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estudou-se a resistência à compressão, dos blocos após a cura, comparando com a resistência dos blocos convencionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International license.

 

Redes Sociais:

Filiada:

 

Indexadores:

 



 

 

Apoio:

 

 

Logotipo do IBICT