AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UM ERP EM UMA EMPRESA PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NA EPAMIG

Mateus Henrique de Aguiar Diniz, Adriane Maria Arantes deCarvalho

Resumo


Atualmente os sistemas ERP têm fundamental importância na arquitetura de informação da maioria das empresas do setor privado. Os sistemas de gestão integrado podem ser vistos como uma ferramenta que organiza o fluxo de informações entre as diferentes atividades da empresa, facilitando a integração da informação e dos processos. Muitos estudos analisaram o processo de implantação dos sistemas ERP em empresas privadas, entretanto, poucas pesquisas têm-se dedicado à avaliação da implantação de sistemas ERP em empresas públicas. Assim, o principal objetivo deste artigo é avaliar a implantação de um sistema integrado de gestão na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), destacando os cenários antes e depois da implantação do sistema ERP. Foi realizado um estudo de caso e a coleta de dados utilizou entrevistas e questionários. De acordo com os resultados, evidenciou-se que um sistema ERP trouxe melhorias significativas para o processo de requisição de materiais, com informações exatas e atualizadas, integração das informações entre os setores e a minimização do retrabalho. No entanto, foi identificada a dificuldade dos usuários em aprender a utilizar o sistema o que aponta para uma eventual falha no treinamento. Sugere-se que a organização estudada reveja a sua política de treinamento e de suporte, com a criação de instrumentos que permitam o registro e a solução dos problemas mais frequentes.


Palavras-chave


Enterprise resource planning (ERP); Processo de Requisição de Material; Gestão pública; Implantação de sistemas

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Rodrigo Baroni de et al. Avaliação da implantação de erp: Estudo de caso de um hospital de grande porte. In: XXXII ENANPAD ENCONTRO DA ANPAD. Rio de Janeiro, 2008. Anais ..., 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 de mar. 2017.

COLANGELO FILHO, Lucio. Implantação de sistemas ERP: um enfoque a longo prazo. São Paulo: Atlas, 2001.

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG. Plano Diretor - EPAMIG. 2016. Disponível em: . Acesso em 22 out. 2016.

FERREIRA, David Luiz Silva et al. Implementação de um ERP em uma instituição pública de ensino superior: uma investigação sobre o ciclo de vida do sistema. Análise: Porto Alegre, v.23, n.3, p.270-283, set./dez. 2012

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GONÇALVES, G.; LIMA, I. A. Implantação de um sistema de informação enterprise resource planning (erp): estudo de caso em uma indústria eletrônica. Revista de Engenharia e Tecnologia. v. 2, 2010. p. 57–68.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

MONTEIRO, J. M.; SORDI, J. O. O Sistema ERP e a sua contribuição para a mudança de gestão das empresas: da gestão funcional para a gestão por processos. eGesta, v.2, n.2, abr.-jun./2001, p.9–68. Disponível em:

. Acesso em: 25 de ago. 2016.

MOURA, Fábio L. et al. Aplicação do modelo de aceitação de tecnologia para avaliar a aceitação e o uso de software ERP. In: XIII International Conference on Engineering and Technology Education. Guimarães, March 2014. Anais ..., 2014.

O’BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de Sistemas de Informação. 15. ed. São Paulo: AMGH, p. 269–280. 2013.

OZAKI, A. M.; VIDAL, A. G. R.. Desafios da Implementação de Sistemas ERP: Um estudo de caso em uma empresa de médio porte. In: SOUZA, Cesar Alexandre de; SACCOL, Amarolinda Zanela. (Org.). Sistemas ERP no Brasil (Enterprise Resource Planning): teoria e casos. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2003. p. 285-303.

PTAK, Carol A. ERP: tools, Technologies, and applications for integrating the supply chain. Boca Raton: CRC Press LLC, 2004.

SACCOL, Amarolinda Zanela et al. Avaliação do impacto dos sistemas erp sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no brasil. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Rio de Janeiro - RJ, v. 8, n. 1, p. 9–34, 2004.

SACCOL, Amarolinda Zanela et al. Mudanças organizacionais e sistema ERP. In: SOUZA, Cesar Alexandre de; SACCOL, Amarolinda Zanela. Introdução. Sistemas ERP no Brasil: (enterprise resource planning): teoria e casos. São Paulo: Atlas, p.173-190, 2003..

SENA, A. S.; GUARNIERI, P. Enterprise Resource Planning governamental: a percepção dos servidores atuantes no Projeto Ciclo do Ministério da Justiça quanto à implementação. Revista de Administração Pública (Impresso), Rio de Janeiro - RJ, v. 49, n. 1, p. 207–230, 2015. Disponível em:

. Acesso em: 25 de ago. 2016.

SOUZA, César Alexandre de; ZWICKER, Ronaldo. Sistemas ERP: conceituação, ciclo de vida e estudos de casos comparados. In: Souza, César Alexandre de; Saccol, Amarolinda Zanela. (org.). Sistemas ERP no Brasil (Enterprise Resource Planning): teoria e casos. São Paulo: Editora Atlas S.A, p. 63–87, 2003.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2002. 205 p.




DOI: https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n17p51-91

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International license.

 

Redes Sociais:

Filiada:

 

Indexadores:

 



 

 

Apoio:

 

 

Logotipo do IBICT