ANÁLISE DO MACROAMBIENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Gilciele Martins Gonçalves Gomes, Paula Karina Salume, Marcelo de Rezende Pinto, Karina Fernanda Oliveira Ferreira

Resumo


Este artigo teve como propósito demonstrar os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer e analisar variáveis do macro ambiente, no qual se enquadram Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, a fim de perceber oportunidades e ameaças nele dispersas. A realização do estudo se deu devido à direção que tem tomado o ensino superior brasileiro nos últimos anos, sobretudo após aumento do número de vagas e intenso investimento governamental em financiamento estudantil, e a chegada da crise político-econômica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória a respeito do panorama do ensino superior brasileiro. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o macro ambiente do ensino superior brasileiro vem sofrendo diversas e importantes transformações. Além disso, apontam para uma situação na qual se visualiza que o ensino superior brasileiro está passando por uma grande turbulência em função, especialmente, da redução de investimentos em educação e dos reflexos da crise econômica, representados pelo aumento das taxas de desemprego e perda de poder aquisitivo.


Palavras-chave


Instituições de ensino superior; Macro ambiente; Crise econômica

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIN, L. Redes privadas de ensino se ganharam fortunas com o governo. Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1082/noticias /redes-privadas-de-ensino-ganharam-fortunas-com-governo. Acesso em: 02 mar. 2017.

BARAKAT, L. P.; SOUZA, G. F. M.; MADUREIRA, K. T.; GONÇALVES, C. A. O

Comportamento do Consumidor Adolescente em Relação à Escolha da IES sob

a Ótica da Teoria do Comportamento Planejado. In: Anais do VI COLÓQUIO

INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. Blumenau, 2006. 2017.

BLACKSHAW, P. O Cliente é quem manda: como ter sucesso num mundo em que os consumidores satisfeitos divulgam suas experiências para três pessoas e os insatisfeitos para três mil. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2010.

DINIZ, A. L. M. Estratégias de gestão e organização empresarial. 1 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2004.

HOOLEY, G.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. São Paulo: IBGE, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2017

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. Rio de Janeiro: INEP, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2016

MAINARDES, E. W. Atração e retenção de alunos em cursos de graduação em administração das instituições particulares de ensino superior de Joinville/SC. 2007.221f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau, 2007.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATOS, J. G. R; MATOS, R. M. B.; ALMEIDA, J. R. Análise do ambiente corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações. 1 ed. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2007

PORTER, M. Competição. 1 ed. São Paulo: Campus, 2009.

SERASA EXPERIAN. Inadimplência atinge 9,4 milhões de jovens no Brasil. 2016. Disponível em: http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2016/05/24/inadimplencia-atinge-94-milhoes-de-jovens-no-brasil-revela-estudo-inedito-da-serasa-experian/. Acesso em 15 mar. 2017

SINDICATO DAS MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Mapa do ensino superior brasileiro. São Paulo: SEMESP, 2016. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/. Acesso em: 15 mar. 2017.




DOI: https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n18p1-15

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International license.

 

Redes Sociais:

Filiada:

 

Indexadores:

 



 

 

Apoio:

 

 

Logotipo do IBICT