INTERAÇÃO ENTRE IIOT E INDÚSTRIA 4.0 COM A GESTÃO DE PROJETOS

Palavras-chave: IIoT, Indústria 4.0, Gestão de Projetos, Gerente de Projetos

Resumo

Diante do novo cenário industrial proposto pela Quarta Revolução Industrial, surgem novos conceitos que podem mudar o método dos projetos convencionais. Baseado nesses conceitos o artigo teve por objetivo conceituar a Internet Industrial das Coisas (IIoT), a Indústria 4.0, seus impactos na Gestão de Projetos e quais habilidades serão necessárias para este profissional se adequar à nova realidade industrial. Considera-se também, que a grande massa de dados (Big Data), a ausência de lições aprendidas com esse novo cenário, as medições e experiências para elaboração de projetos podem ser afetadas por grande imprevisibilidade de sucesso. Foi utilizada a pesquisa exploratória para o referencial teórico e um questionário digital, disponibilizado ao público alvo, pelas redes sociais. O objetivo do questionário foi validar as hipóteses que a IIoT e a Indústria 4.0 afetarão etapas do Gerenciamento de Projetos e que o Gerente de Projetos necessitará de conhecimentos direcionados nas áreas de tecnologia, inerentes a esta evolução. Os resultados, em sua maioria, corroboram com as hipóteses apresentadas e orientam, principalmente aos Gestores de Projetos, para a mudança de Mindset, devido às novas exigências desse novo modelo, sugerindo formação adicional que siga os caminhos da evolução industrial e know-how diferenciado para atender a nova realidade.

Biografia do Autor

Ítalo Coutinho

Certificado PMP - Project Management Professional pelo PMI. Doutorando em Administração de Empresas. Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Projetos, possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Administração ou Gestão de Empreendimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, engenharia, metodologia, técnicas e ferramentas para planejamento e controle da produção. (Texto informado pelo autor) Professor, Engenheiro, Doutorando em Administração, Mestre em Administração, Universidade PUCMinas

Mário Teixeira Reis Neto, Fumec

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é PProfessor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec

Referências

AEVO, Innovate. GUIA: Gestão de projetos na indústria 4.0. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2019.
ALTUS. Conheça os nove pilares da indústria 4.0 e sua relevância para a atividade industrial. 07 jan./2019. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2019.
ESSS. Os pilares da indústria 4.0. 25 jan./2017. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2019.
EVEO. Entenda o que é o IIoT e saiba o que muda para a indústria! Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.
HD STORE. Afinal, o que é indústria 4.0? Entenda aqui! Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2019.
MALANIMA, Lucas de Espíndola. Quarta revolução industrial e o gestor de projetos 4.0. Linkedin. 2 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2019.
PERIN, Cláudio. Indústria 4.0: Qual o grau de maturidade digital da sua empresa? Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2019.
RIZZO, José. Saiba o que é a Indústria 4.0 e descubra as oportunidades que ela gera. SEBRAE. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2019.
TUPINAMBÁ, Regina. IIoT! Isso mesmo, IIoT! Você já sabe o que significa? CAYPTO ID. 08 Abr. 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2019.
Publicado
21-09-2020
Seção
Artigos Dossiês Temáticos