Foco e Escopo

1 Missão: Fomentar e disseminar a produção científica de caráter interdisciplinar com ênfase na conexão entre a sociedade, o desenvolvimento tecnológico e as preocupações com o meio ambiente, promovendo através dessas atividades a comunicação e a integração de pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais 

Mission: Promote and disseminate the scientific literature with emphasis on the connection between society, technological development and concerns about the environment, promoting through these activities communication and integration of researchers from Brazilian and international institutions.

2 Objetivos:

  • Divulgar trabalhos científicos relevantes nos campos de pesquisa mencionados;
  • Estimular a elaboração de investigações rigorosas que percebam em sua conexão os domínios do indivíduo, da cultura e da natureza;
  • Valorizar os diálogos inter, multi e transdisciplinares na elaboração e execução da pesquisa científica.

3 Delimitações do periódico 

  • Política de submissão: eletrônica, de fluxo contínuo, gratuita;
  • Tipos de documentos aceitos para publicação: artigos científicos, resenhas de trabalhos científicos.

4 Política de seção:

  • Dossiès: artigos relacionados a uma temática específica definida para cada edição do periódico;
  • Seção de temática livre: artigos de temática diversa, elaborados por pesquisadores de instituições de reconhecido pretígio acadêmico;
  • Seção discente: artigos provenientes de pesquisas de alunos realizados através de editais da PUC Minas, ou de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos de graduação da unidade São Gabriel, ou de monografias de cursos de pós-graduação da PUC Minas;

 

Políticas de seção 

Editorial 

Texto de apresentação elaborado pelo editor ou um convidado, de notório saber acadêmico e reconhecimento no meio científico.

 

Apresentação 

Texto de apresentação das seções e características específicas de cada número, incluindo justificativas e agradecimentos. 

 

Dossiê

Inclui artigos elaborados segundo a temática definida para números específicos da revista.

 

Seção de Temática Livre

Inclui artigos científicos de qualquer campo do conhecimento, tratando temáticas diversas.

 

Seção Discente 

Inclui artigos elaborados por alunos de todos os níveis de formação das diversas unidades da PUC Minas, de qualquer campo do conhecimento científico.

 

Processo de Avaliação pelos Pares 

O processo editorial da publicação é baseado na revisão por pares no sistema duplo cego - isto é: tanto autores, quanto avaliadores permanecerão anônimos durante todo o processo de avaliação do artigo, feito através de um formulário padrão, após o rastreamento eletrônico para identificação de eventuais plágios. Cada artigo passará por pelo menos duas avaliações por pares e podem ser necessárias rodadas adicionais de correções. Antes da submissão, os autores devem concordar com o processo de avaliação e a política de dados abertos, aceitando a publicação sobre licença Creative Commons Attribution 3.0 e a disseminação eletrônica e livre do conhecimento, mediante a devida citação de fontes. A despeito da avaliação dos pareceristas, cabe ao editor-chefe a decisão final sobre a aceitação ou rejeição do trabalho para publicação.

Os trabalhos submetidos ao periódico serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas externos, selecionados, pela proximidade da sua formação e titulação, ao conteúdo dos trabalhos que irão avaliar. Eles deverão revelar aos editores a existência de quaisquer conflitos de interesse que possam afetar a isenção da sua avaliação, devendo, nesse caso, declarar-se como não qualificados para realizar essa tarefa.

Aos pareceristas é reservado o direito de, ao apresentar parecer favorável à publicação, sugerir reformulações na estrutura do texto, apontar incorreções de linguagem ou indicar outros ajustes que não afetem o conteúdo do trabalho. Todas essas reformulações deverão ser identificadas com clareza, pela indicação da linha, parágrafo e página do trabalho.

Os pareceres deverão ser claros e objetivos, apresentando a relevância do conteúdo do trabalho naquele campo específico do conhecimento, e sua adequação à publicação na seção selecionada do periódico. O trâmite completo pode envolver até três reavaliações, elaboradas pelos mesmos pareceristas. Após serem efetuados pelos autores do trabalho todos os ajustes solicitados, os pareceristas deverão elaborar um parecer final, aceitando ou recusando o trabalho de forma definitiva.

Será concedido aos pareceristas o prazo de até quinze dias para a apresentação de cada parecer, podendo ser esse prazo prorrogado pelos editores, sem prejuízo para a publicação do periódico no prazo definido.

 

Periodicidade 

Revista semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente conhecimento científico ao público proporcionar maior democratização mundial de conhecimento.

 

Arquivamento 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

 

Notícias 

Sobre o próximo número do periódico

A sexta edição deste periódico, a ser publicada em junho de 2022, vai abrigar um novo dossiê de cunho interdisciplinar, cuja temática foi sintetizada na seguinte frase: "Paisagens naturais, urbanas, culturais e econômicas: percepções individuais e sociais".

Aguardamos trabalhos de todos os campos do conhecimento científico!

Desde já agradecemos a sua atenção e participação!