O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Orientações gerais

1.  ARTIGOS COMPLETOS

Para o primeiro número do periódico - serão aceitos para avaliação artigos completos – enviados a convite da Editoria, conforme as orientações abaixo mencionadas. Os trabalhos podem apresentar resultados de pesquisas, incluindo estudos de caso. Deverão ter o mínimo de 10 e o máximo de 25 páginas.

Todas as correções solicitadas pelos revisores deverão ser realizadas pelos autores e devolvidas para nova avaliação em um prazo de 15 dias úteis.

As normas de publicação da revista PISTA são as mesmas normas de publicação de artigos da PUC Minas, disponíveis em: 

http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf .

Configuração de página: formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), orientação “retrato”, com as seguintes margens: superior e esquerda igual a 3 cm e inferior e direita igual a 2 cm.

Alinhar a margem direita.

Utilizar fonte "Times New Roman" tamanho 12.

Os textos deverão ser digitados em espaço 1,5 entre linhas.

Entre os títulos de capítulos, seções e subseções e seu texto e entre o texto que o antecede, deverão ser deixados dois espaços de 1,5.

Os parágrafos deverão ser recuados a 1,25 da margem esquerda, sem espaços entre parágrafos.

As citações longas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas deverão ser digitados em espaço simples.

Citações curtas (até três linhas) serão inseridas no parágrafo. A citação textual deverá ser apresentada entre aspas, com indicação do autor, data e página e a citação livre, sem aspas, com indicação do autor, data. O número das páginas será opcional.

Citações longas (mais de três linhas) deverão ser apresentadas em fonte de tamanho 10, com recuo de parágrafo de 4 cm, espaçamento simples, sem aspas, com indicação do autor, data e página.

Chamadas das citações, se estiverem incluídas no parágrafo, deverão ser em letras minúsculas. Caso contrário, dentro dos parênteses em letras maiúsculas. Por exemplo: conforme Silva (1999, p.43) ou (SILVA, 1999, p.43).

Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deverá ser feita sequencialmente, em algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto. A identificação da ilustração ou da tabela deverá ser inserida na parte superior, centralizada e em negrito, contendo nome específico da ilustração ou da tabela (primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula), número, travessão e título.

As legendas das tabelas e figuras (notas explicativas) e fonte deverão ser inseridas na parte inferior das ilustrações, centralizadas, em negrito, com letras em tamanho 10.

As referências deverão seguir as regras da ABNT e PUC Minas, ou seja, deverão ser apresentadas em ordem alfabética, alinhadas somente à esquerda, com espaçamento simples entre linhas e separadas por 2 espaços simples. O título dessa seção deverá ser centralizado, não numerado.

Todas as páginas do trabalho deverão ser numeradas.

As alíneas deverão ser alinhadas a esquerda e digitadas em espaço 1,5. Deverão ser precedidas por dois pontos ( : ) e cada uma das subdivisões serão designadas por letras: a), b), c), etc. e deverá começar por letra minúscula e terminar em ponto-e-vírgula, exceto a última que terminará com ponto. Para as subdivisões dentro das alíneas deverão ser usados símbolos. Recomenda-se utilizar sempre os mesmos símbolos em todo o texto.

A Comissão editorial se reservará o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

  • ESTRUTURA DOS ARTIGOS COMPLETOS

Os artigos deverão ser organizados em:

Título no idioma do artigo – no alto da página, centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, com espaçamento.

Título traduzido para inglês, se o idioma do artigo for o português ou vice-versa – logo abaixo do título original, centralizado e com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito

Autoria – nome completo dos autores. Em nota de rodapé deverão aparecer a descrição de função e nome da instituição ao qual pertencem, endereço de contato e endereço eletrônico.

Resumo/Palavras-chave (e respectivos Abstract/Keywords) – o resumo deverá ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões do trabalho e conter 150 a 250 palavras ou 10 linhas no máximo. Para o título, deverá ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Para o texto do resumo, fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples. Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chaves, escritas em minúsculas, separadas entre si por um ponto.

Corpo do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão) – Os títulos dos capítulos e seções deverão ser digitados alinhados a esquerda. O corpo do texto deverá ser estruturado de acordo com o sistema de numeração progressiva (NBR 6024/2003), da forma descrita abaixo:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12)

1.1 Seção secundária (Caixa baixa, negrito, tamanho 12)

1.1.1 Seção terciária (Caixa baixa, itálico, negrito, tamanho 12)

1.1.1.1 Seção quaternária (Caixa baixa, sublinhado, negrito, tamanho 12)

1.1.1.1.1 Seção quinária (Caixa baixa, sem negrito, tamanho 12)

Agradecimentos (quando for o caso)

Referências bibliográficas – As referências deverão ser apresentadas em uma ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, alinhadas somente à esquerda.  As referências deverão seguir as normas da ABNT e da PUC Minas. Não deverão ser usados traços ( _______. ) para sobrenomes repetidos.

 

2.  OUTROS TIPOS DE TRABALHO

Além dos artigos completos, poderão ser publicadas comunicações, resenhas e resumos, conforme as orientações abaixo mencionadas.

Comunicações – enviadas a convite da Editoria, poderão apresentar resultados preliminares de pesquisas ou de estudos de caso, sínteses de eventos acadêmicos, textos de provocação ao debate, entrevistas e outros trabalhos que não se enquadram em outras seções. Deverão ter no máximo 15 páginas.

Resenhas - As resenhas serão avaliadas por membros da Comissão, ou pelo editor. Deverão respeitar o limite de 05 páginas.

Resumos – devem apresentar resumos de teses e dissertações.

O Comitê Editorial, após avaliação, poderá solicitar a reclassificação de trabalhos submetidos (de ‘artigo’ para ‘comunicação’, por exemplo). Os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

As comunicações, resenhas e resumos não necessitarão seguir os requisitos exigidos para artigos completos. Os avaliadores também poderão sugerir alterações na estrutura, e os autores, após notificação, deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessas eventuais alterações.

EDITORIAL

Texto de apresentação elaborado pelo editor ou um convidado, de notório saber acadêmico e reconhecimento no meio científico

ARTIGOS DE TEMÁTICA LIVRE

Política padrão de seção

SEÇÃO DISCENTE - TEMÁTICA LIVRE

Inclui artigos elaborados por alunos de todos os níveis de formação das diversas unidades da PUCMinas, de qualquer campo do conhecimento científico - inclusive originados de Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação ou de monografias de pós-graduação.

COMUNICAÇÕES

Serão aceitas como 'Comunicaçãoes'  entrevistas com indivíduos de notório saber acadêmico, ou que estejam ocupando alguma posição institucional relevante ou em evidência pública pela realização de um trabalho de reconhecido valor social, análises críticas de eventos ou obras de cunho cultural ou artístico, relatos de pesquisa, sínteses de eventos, textos de palestras e outras narrativas relacionadas ao escopo do periódico, e resenhas: de trabalhos científicos de qualquer campo do conhecimento científico

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.