Uso de Tecnologias Contemporâneas de Interface com o Usuário na Educação Digital: apoiando o ensino da Geometria

João Pedro da Silva, Magali R. Gouvêa Meireles

Resumo


No segmento didático, o uso do computador pode promover um ambiente interativo. No estudo da Geometria, muitas são as aplicações práticas relacionadas e muitos são os aplicativos utilizados. Aplicativos geralmente têm usabilidade satisfatória para usuários que possuem conhecimento intermediário em Geometria. A fim de melhorar a experiência do usuário no aprendizado de Geometria, proporcionando um ambiente agradável e intuitivo, é proposto, neste trabalho, a implementação de uma aplicação capaz de realizar o reconhecimento de figuras geométricas desenhadas manualmente por meio de um método de reconhecimento de gestos e traços. Além do reconhecimento, o aplicativo realiza cálculos relacionados a essas figuras. Espera-se, com este trabalho, contribuir com as práticas introdutórias do ensino de Geometria, aumentando o interesse dos alunos, por meio do uso de tecnologia computacional, para desenvolver estudos relacionados às representações geométricas e algébricas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.