OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ADVERTEM: TRABALHAR DEMAIS PODE FAZER MAL À SAÚDE! (LIÇÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 AOS PROFESSORES)

  • Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
  • Raul Aragão Martins Martins

Resumo

Em meio à crise mundial da saúde pública resultante da pandemia da Covid-19, anunciada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os habitantes dos países mais afetados modificaram significativamente suas rotinas. Essas alterações de rotinas parecem ter causado várias dificuldades para muitos profissionais, em especial para aqueles da área de Educação. O intuito deste ensaio é fomentar implicações nos leitores a respeito da saúde dos docentes, tendo em vista a Síndrome de Burnout, uma doença associada à exaustão no trabalho. Apresenta uma caracterização do esgotamento profissional, realizando a distinção circunstancial do trabalho docente na ocasião da pandemia; situa as alterações cruciais para a continuidade do ensino, notando os fatores intervenientes no âmbito do trabalho remoto e algumas percepções docentes. Não obstante, vislumbra-se a melhoria da saúde dos docentes, numa perspectiva de qualidade de vida no trabalho. Considera-se que é importante haver o engajamento dos sujeitos envolvidos nas atividades docentes, com vistas na promoção da saúde, desenvolvida por ações intersetoriais, educativas, interdisciplinares, individuais e/ou coletivas, tais como: de organização do trabalho, de cri(ações) em arte, no esporte e/ou no lazer, na alimentação e no autocuidado.

 

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Publicado
29-11-2021
Seção
DOSSIÊ: ALÉM DO TRABALHO: LAZER, ENTRETENIMENTO, ESPORTE, DIVERSÃO E REPOUSO!