MARKETING DE PATROCÍNIO EM ESPORTES ELETRÔNICOS: um estudo no campeonato mundial de League of Legends

  • Neumar Soares Leite
Palavras-chave: esportes eletrônicos; patrocínio; valor da marca; consciência de marca.

Resumo

 

Este estudo trata do patrocínio em esportes eletrônicos (e-Sports). Trata-se de um tema relevante, uma vez que o patrocínio se encontra no centro do modelo econômico dos e-Sports, já que os patrocinadores fornecem a principal fonte de financiamento para tornar esse empreendimento viável. O mercado de e-Sports envolve atletas profissionais, times, eventos e um enorme público, criando um cenário global de oportunidades de negócio. Para estudar essa temática foi selecionado o campeonato mundial de League of Legends. Foram pesquisados os alunos dos cursos de Engenharia da unidade São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Os resultados mostram a relevância mercadológica do patrocínio nos e-Sports, na medida em que ele se torna um recurso a ser explorado por empresas que buscam fortalecer sua imagem perante o público. Além disso, o modelo de patrocínio utilizado pelas empresas no e-Sports faz uso de todas as variáveis mercadológicas importantes também na perspectiva do consumidor.

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Publicado
29-11-2021
Seção
DOSSIÊ: ALÉM DO TRABALHO: LAZER, ENTRETENIMENTO, ESPORTE, DIVERSÃO E REPOUSO!