Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão

A revista Pretextos, periódico da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), visa incentivar a divulgação científica de estudos desenvolvidos por alunos da graduação em Psicologia da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação reúne textos provenientes dos trabalhos de estágio, extensão, iniciação científica e conclusão de curso (monografia) produzidos durante a graduação, contemplando também artigos de Psicologia oriundos do contexto da pós-graduação, bem como escritos elaborados por professores e pesquisadores da área. Trata-se de um periódico semestral e que oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente material científico proporciona maior democratização do conhecimento. Destaca-se, no entanto, que as opiniões emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Podem ser publicados textos em portugês ou em espanhol. ISSN: 2448-0738.

 

Objetivos

  • Servir como um espaço de publicação e valorização das práticas realizadas pelo corpo discente e docente da graduação em Psicologia da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Supeior;
  • Veicular trabalhos científicos que possam contribuir com o avanço da Psicologia, a partir da diversidade de perspectivas teórico-metodológicas apresentadas, bem como pela apreensão crítica dos fenômenos abordados.

 

Política de submissão:

Devido ao grande número de contribuições recebidas para as edições já publicados, o período de submissão de artigos será aberto somente uma vez por ano (conforme cronograma que será divulgado em breve). No entanto, por se tratar de um periódico semestral, após avaliação, parte dos trabalhos recebidos serão selecionados para compor o volume referente ao primeiro semestre (janeiro/junho) do ano seguinte, e outros serão separados para o número referente ao segundo semestre (julho/dezembro) do mesmo ano. Aos autores é enviada uma carta de aceite certificando a aprovação de sua contribuição.

 

Política de seção:

Serão aceitos artigos oriundos de trabalhos desenvolvidos durante a graduação, frutos de reflexões teórico-conceituais e metodológicas, com ou sem análises de dados empíricos, produzidos a partir de monografias (trabalhos de conclusão de curso) e de experiências de iniciação científica, de estágio ou de extensão. Contemplar-se-á também artigos de Psicologia produzidos por alunos dos cursos de Pós-Graduação da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior, e por professores e pesquisadores da área. Publica-se ainda resenhas e resumos de dissertações e teses, conforme orientações próprias para estes tipos de produções.

 

Políticas de Seção

Artigos de temática livre

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Dissertações e Teses

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e resenhas recebidas serão enviados para pareceristas ad hoc, de modo que cada produção passará por no mínimo duas avaliações. Fica a cargo da Equipe Editorial os cuidados para preservar as identidades de autores e avaliadores durante o processo – Double Blind Review. O parecer elaborado pelos avaliadores segue critérios estipulados pelos editores da revista, e deve ser enviado por eles à Equipe Editorial em no máximo trinta dias. Todos os autores receberão um retorno sobre a submissão de seus trabalhos (aceito, aceito com modificações, rejeitado).

Política de triagem anti-plágio: todos os artigos recebidos, antes de serem enviados para a avaliação cega de pares, serão verificados através do software CopySpider, uma ferramenta freeware desenvolvida para a identificação de cópia e apropriação inadequada de conteúdo de outros autores.

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e Indexadores

Também estamos no Google Acadêmico Revistas de Acesso Livre Sumários e Revistas Brasileiras
Salvar