EDUCAÇÃO LIBERTADORA E JUVENTUDE: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente artigo tem como proposito gerar reflexões acerca de uma intervenção realizada com alunos e a necessidade de estes serem ativos no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo é relatar a experiência de dois estagiários do 8º período do curso de Psicologia da PUC - Minas intervenção psicossocial realizada com adolescentes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual. As reflexões e análise dos dados coletados são baseados na teoria de Paulo Freire no que diz respeito a educação enquanto prática libertadora, que se propõe a superar a educação bancária, ou seja práticas hierárquicas, tendo o professor um lugar de detentor do saber e o aluno de depósito de informações. Ao final, busca-se fazer uma reflexão referente à intervenção realizada e a importância dos professores e da escola de maneira geral dar voz aos educandos, proporcionando momentos de diálogos com estes sujeitos, protagonistas do processo ensino-aprendizagem. A partir do diálogo é possível expandir perspectivas dos sujeitos no que diz respeito ao mundo, proporcionando transformações que se encontram para além do ambiente escolar.
Referências
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