MÚSICA E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Jesus Alexandre Tavares Monteiro Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
Palavras-chave: Função social da música, Mediação e crianças em situação de rua

Resumo

O presente artigo é uma análise da população em situação de rua, mais especificamente de crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas, por meio da música como instrumento de pesquisa participativa. Uma reflexão construída a partir da práxis profissional do Educador Social da abordagem de rua e os meandres de nossa musica no cotidiano. O primeiro tópico “Música, História, Linguagem e Mediação” refere-se à construção musical diante da história, sua estruturação na linguagem até uma leitura contemporânea e a correlação com o conceito de mediação de Vygotsky . O segundo tópico explica como  foi construída esta pesquisa e a prática de Abordagem  Social na população de rua, denominado de “Trajetória de rua e pesquisa”. O tópico seguinte, intitulado “Recortes: rua, personagens, e função musical”, desenvolve o diálogo entre o conceito de funções sociais da música de Frith (1987) , com os personagens que transitam nas ruas. E, conclui-se  em uma reflexão sobre a efetividade da música na intervenção com crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas. 

Biografia do Autor

Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

2017

 

Doutorado em andamento em Psicologia (Conceito CAPES 5). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Título: O FAZER DOS EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS: Uma analise sócio- histórica em conjunção com a ergologia., 
Orientador: Vanessa Andrade Barros. 
Palavras-chave: música; Psicologia Social; Sócio- historico; Ergologia.
Grande área: Ciências Humanas

 

2009 - 2011

 

Mestrado em Psicologia (Conceito CAPES 5). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Título: A terceira Margem: Uma analise do cotidiano da População em Situação de rua.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Vanessa Andrade de Barros.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. 
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Psicologia do Trabalho.

 

2009 - 2009

 

Aperfeiçoamento em Estagio Docência.. (Carga Horária: 80h). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Título: Clinica do Trabalho.. Ano de finalização: 2009. 
Orientador: Vanessa Andrade Barros.

 

1998 - 2002

 

Graduação em psicologia. 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. 
Título: Musica: crianças e adolescentes com trajetoria de rua. 
Orientador: Sílvia Regina Eulálio de Souza. 
Bolsista do(a): Fundação Mariana Resende Costa, FUMARC, Brasil.

 

Referências

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Publicado
07-09-2020
Como Citar
MONTEIRO, J. A. T. MÚSICA E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA . Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 472-491, 7 set. 2020.
Seção
Artigos de temática livre