O COMPORTAMENTO DE CONSUMO: ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS
Resumo
O ato de comprar desenvolveu-se na Grécia antiga a partir da alteração dos valores morais e culturais resultantes da emergência do dinheiro. As práticas de consumo não podem ser compreendidas apenas pelo valor econômico ou por trocas instrumentais ou racionais. A compra compulsiva, também conhecida como oniomania, caracteriza-se pelo excesso de desejos e preocupações que se relacionam a aquisição de produtos e pela incapacidade de controlar compras e gastos financeiros. Dessa forma, a partir de uma revisão narrativa, o presente estudo visa provocar uma discussão sobre a relação das empresas e o incentivo ao consumo, o autocontrole das pessoas ao comprar e as estratégicas clínicas ou caminhos possíveis para profissionais psicólogos e da saúde mental. Em face disso, o artigo tratará do comportamento de consumo, seus aspectos comportamentais e cognitivos, os impactos atuais que as novas relações de consumo têm na saúde mental e financeira da população e as possíveis estratégias ou contribuições da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). A oniomania é uma condição crônica encontrada ao redor mundo e que acomete homens e mulheres de variadas faixas etárias. Apresenta relação significativa com outros transtornos, como os de humor e ansiedade. Para tratamento, são recomendadas algumas terapias, demonstrando ser a TCC promissora.
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