O COMPORTAMENTO DE CONSUMO: ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS

  • Paulo Leonardo Soares Junior
Palavras-chave: Comprar compulsivo, Terapia Cognitivo-comportamental, Processos psicoterapêuticos

Resumo

O ato de comprar desenvolveu-se na Grécia antiga a partir da alteração dos valores morais e culturais resultantes da emergência do dinheiro. As práticas de consumo não podem ser compreendidas apenas pelo valor econômico ou por trocas instrumentais ou racionais. A compra compulsiva, também conhecida como oniomania, caracteriza-se pelo excesso de desejos e preocupações que se relacionam a aquisição de produtos e pela incapacidade de controlar compras e gastos financeiros. Dessa forma, a partir de uma revisão narrativa, o presente estudo visa provocar uma discussão sobre a relação das empresas e o incentivo ao consumo, o autocontrole das pessoas ao comprar e as estratégicas clínicas ou caminhos possíveis para profissionais psicólogos e da saúde mental. Em face disso, o artigo tratará do comportamento de consumo, seus aspectos comportamentais e cognitivos, os impactos atuais que as novas relações de consumo têm na saúde mental e financeira da população e as possíveis estratégias ou contribuições da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC). A oniomania é uma condição crônica encontrada ao redor mundo e que acomete homens e mulheres de variadas faixas etárias. Apresenta relação significativa com outros transtornos, como os de humor e ansiedade. Para tratamento, são recomendadas algumas terapias, demonstrando ser a TCC promissora.

Referências

BRANDTNER, M. Avaliação de processo resultados de terapia cognitivo comportamental para compras compulsivas. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Unisinos. Programa de Pós-Graduação em Psicologia São Leopoldo/RS, 2012.

BRANDTNER, M; SERRALTA, F.B. Terapia Cognitivo-Comportamental para Compras Compulsivas: Um Estudo de Caso Sistemático. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v.32, n.1, 2016.

CANIATO, A.M.P.; NASCIMENTO, M.L.V. A subjetividade na sociedade de consumo: do sofrimento narcísico em tempos de excesso e privação. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 62, n. 2, 2010.

CECANHO, E.V. Psicologia e a sociedade de consumo: problematizando a construção do desejo para a compra. 2015. 43f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Roraima, 2015.

CORDEIRO, A.M. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir., São Paulo, v. 34, n.6, 2007.

DANTAS, J.A.S. Estudo Psico-comunicacional do consumo compulsivo: reflexões a partir de breves relatos. 2015. 134 f. Monografia (Graduação em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

FILOMENSKY, T.Z. O comprar compulsivo e suas relações com o transtorno obsessivo-compulsivo e tratamento afetivo bipolar. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - São Paulo, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, 2011.

GRANDO, A.P.; MAGRO, M.P.D. “Consumo, logo existo”: os sentidos do consumo na economia solidária. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63, n. 2, 2011.

MAGALHÃES, M.R.A.; LOPES, E.L.; MORETTI, S.L.A. O desejo incontrolável de comprar: uma revisão crítica sobre a vulnerabilidade no consumo. RIMAR, Maringá, v.7, n.1, 2017.

MORAIS, R. C. Compulsão por compras: uma análise psicossocial crítica acerca das subjetividades contemporâneas. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, 2011.

LEITE, M.C. Da sociedade de consumo ao sujeito consumido. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. São Paulo, v. 6, n. 3, 2017.

LINZ, S.L.B. Consumo, contexto socioeconómico e compra por impulso em adolescentes brasileiros e portugueses. 2013. 298 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2013.

NERY, M.B.M.; TORRES, T.K.S. Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais. Aracaju. v.1, n.1, 2012.

TAVARES, H.; et al.. Compras compulsivas: uma revisão e um relato de caso. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, 2008.

UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campos Botucatu. Tipos de Revisão de Literatura. Botucatu, 2015.
Publicado
07-09-2020
Como Citar
SOARES JUNIOR, P. L. O COMPORTAMENTO DE CONSUMO: ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 510-521, 7 set. 2020.
Seção
Artigos de temática livre