Problematizações acerca da atuação do UNICEF no Brasil

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa. de Psicologia Social/UFPA.
  • Cristiane de Souza Santos Mestre em Psicologia/UFPA.
  • Marcelo de Almeida Ferreri Professor Psicologia Social/UFS.
  • Rafaele Aquime Habib Mestre em psicologia/UFPA.
  • Fabiana Silva Graduanda de Psicologia/UFPA.
Palavras-chave: Poder, Dominação, UNICEF.

Resumo

A atuação de organismos internacionais, como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização das Nações Unidas, sobre administração política dos países, tem sido cada vez mais presente, no cenário transnacional, desde sua criação, no século passado. Neste artigo, propomos problematizar a atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a partir da análise do poder de Foucault e de outros autores das Ciências Sociais, como Weber e Bourdieu. Interessa-nos, neste texto, examinar os efeitos das ações desse organismo junto à família brasileira. Vale assinalar que Michel Foucault (1979; 1995) nos lembrava da dimensão de soberania jurídica do poder e da esfera de dominação, tanto em O Sujeito e o Poder quanto em Soberania e Disciplina. Nesse aspecto, pode-se tecer uma relação entre a analítica do poder, em Foucault, com a visão de poder de Weber e de Bourdieu.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. de Psicologia Social/UFPA.
Psicóloga/UNESP. Mestre em psicologia social/UNESP. Doutora em História/UNESP. Profa. adjunta IV de psicologia social/UFPA na graduação e na pós-graduação. Bolsista de produtividade CNPQ-PQ2.
Cristiane de Souza Santos, Mestre em Psicologia/UFPA.
Assistente social/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA.
Marcelo de Almeida Ferreri, Professor Psicologia Social/UFS.
Psicólogo/UERJ. Mestre e Doutor em Psicologia Sociala/UERJ. Professor em Psicologia Social/UFS.
Rafaele Aquime Habib, Mestre em psicologia/UFPA.
Psicóloga/UNAMA; Mestre em Psicologia/UFPA.
Fabiana Silva, Graduanda de Psicologia/UFPA.
Graduanda de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.
Publicado
26-06-2019
Seção
Artigos / Articles / Artículos