A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal.
Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a teoria sobre o desenvolvimento psíquico precoce de Margaret Mahler e contribuir para a compreensão de seu lugar de destaque junto aos mais importantes autores psicanalíticos que investigaram o desenvolvimento infantil. Mais especificamente, ele busca fornecer uma visão sistemática do processo do desenvolvimento psíquico precoce normal em crianças de 0 a 3 anos segundo Mahler. Em um primeiro momento, apresentamos o lugar da autora no cenário da psicanálise infantil e descrevemos a metodologia de pesquisa utilizada por Mahler e colaboradores em seus estudos clínicos e empíricos do desenvolvimento infantil. Em seguida, apresentamos os três níveis propostos pela autora em sua teoria do desenvolvimento psíquico, a saber, “desenvolvimento normal”, “crises inerentes ao desenvolvimento” e “psicose infantil”. Por fim, descrevemos fase por fase como se dá o primeiro desses níveis (desenvolvimento psíquico normal) na primeira infância.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.