O ajustamento de crianças com doença crônica
Resumo
Este trabalho procura averiguar o impacte das doenças crônicas no ajustamento psicológico das crianças, tendo em conta diferentes tipos de doenças, as suas características e a perceção dos pais acerca das mesmas.
A amostra é constituída por 176 crianças, dos 3 aos 10 anos, distribuídas por quatro grupos: crianças com asma, com cancro, com patologia uro-nefrológica e sem doença. A recolha de dados ocorreu nas salas de espera de dois hospitais portugueses.
Os instrumentos utilizados foram a Escala de Observação do Brincar (POS), itens do Revised Illness Perception Questionnaire (IPQ-R) e o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ).
A análise dos resultados permitiu perceber que não existe uma relação linear entre o ajustamento psicológico e a presença de uma doença crónica e que a avaliação do ajustamento da criança através da observação direta do brincar nem sempre é coincidente com a perspetiva dos pais acerca desse ajustamento.
Downloads
Copyright (c) 2019 Joana Antão, Gabriela Portugal, Carlos Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.