Interpretação clínica dos subtestes de compreensão verbal no WISC-IV. Algumas hipóteses metapsicologicas preliminares.
Resumo
Este artigo propõe-se a analisar as formas de funcionamento psíquico requeridas e postas em jogo nos subtestes verbais do WISC-IV, para conceitualizar metapsicologicamente os processos psíquicos envolvidos na produção do sujeito em sua relação com os objetos culturais.
Para estudar esses processos foi aplicado a cada um dos subtestes o esquema de análise da produção simbólica proposto por Schlemenson (2009). As hipóteses foram construídas por um lado a partir da análise das tarefas envolvidas em cada subteste, e por outro a partir do estudo aprofundado de casos clínicos e sua interpretação do ponto de vista psicanalítico.
A análise das modalidades singulares de resposta a cada subteste permitiu elaborar hipóteses para a compreensão das precondições psíquicas para a resolução das tarefas específicas de cada subteste e das diferenças intraindividuais na produção.
Downloads
Copyright (c) 2019 Gustavo Alejandro Cantú

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.