UMA REFLEXÃO ACERCA DA TERCEIRIZAÇÃO DOS CUIDADOS MATERNOS EM UM CONTEXTO PERPASSADO POR REPRODUÇÃO ASSISTIDA E GRAVIDEZ MÚLTIPLA

  • Fernanda Schmitt Ribeiro PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO
  • Silvia Maria Abuzamra Zornig PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: Observação de bebês, terceirização dos cuidados, trigêmeos, maternidade, reprodução assistida

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender as razões pelas quais uma mãe decidiu terceirizar os cuidados de seus bebês. A pesquisa foi desenvolvida por meio do método Bick de observação de bebês, que ocorreu com uma mãe e seus três filhos trigêmeos. A mãe acompanhada teve sua gestação concebida mediante técnicas de reprodução assistida. As observações ocorreram quinzenalmente, durante o primeiro ano de vida dos bebês, na casa da participante. A observadora destaca ter se deparado com um contexto em que ela se via ao lado da mãe vendo as cuidadoras, babás e enfermeira cuidarem dos bebês. Com base nessa constatação, foi proposta na discussão uma reflexão acerca da terceirização dos cuidados maternos no caso acompanhado, levantando-se três hipóteses que se interligam e estão relacionadas a: reprodução assistida, maternidade trigemelar e o sentimento de vulnerabilidade descrito por Winnicott que muitas mulheres vivem ao se tornarem mães.

Palavras-chave: Observação de bebês. Maternidade. Reprodução assistida. Terceirização dos cuidados. Trigêmeos.

Biografia do Autor

Fernanda Schmitt Ribeiro, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO

Ao longo da graduação, procurou adquirir experiência dentro das diversas áreas de atuação da psicologia: organizacional; institucional;orientação profissional e planejamento de carreira; acompanhamento terapêutico e atendimento psicoterápico. No ano de 2012, recebeu o grau de Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2014 iniciou Doutorado em Psicologia Clínica, sob orientação da Professora Psicanalista Silvia Zornig, na Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro. Realiza atendimentos psicologicos que seguem uma orientacao psicanalitica desde 2010.

Silvia Maria Abuzamra Zornig, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), mestrado em Saúde Mental pela Universidade de Colúmbia, Nova York (1979), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2001). Professora adjunta do programa de Pós-Graduação e Graduação do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro .Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com crianças e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio (2012-2014). Professora visitante do Instituto de Psicologia da Universidade Paris-Descartes ( 2013). Membro-psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Atua nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Clínica da Infância e da Adolescência, desenvolvendo pesquisas sobre os processos de simbolização primários e a clínica não neurótica, a clínica dos primórdios e o processo de construção da paternidade e da maternidade .Membro da World Association for Infant Mental Health, da Associação Brasileira Universitária de Psicopatologia Fundamental , e membro-fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê (ABEBE).

Publicado
20-05-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos