A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE FRANCESA

  • Camila Santos Lima Fonteles
  • Denise Maria Barreto Coutinho Universidade Federal do Sul da Bahia Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Psicanálise na França, História da Psicanálise, Teses psicanalíticas, Estudos sobre a Universidade

Resumo

Este artigo tem o objetivo de retraçar o percurso da Psicanálise na universidade francesa, apresentando um panorama de sua atual conformação, com destaque para as produções psicanalíticas das universidades Paris VII e Paris VIII, pioneiras na inserção da Psicanálise no ambiente universitário do país. Para tal fim, percorremos a história da Psicanálise na universidade, na França, desde os estudos de Freud com Charcot até a criação dos dois Departamentos de Psicanálise. Em seguida, realizamos um levantamento das teses produzidas entre 1987 e 2012 nas referidas instituições francesas, com exame de temas, métodos e referenciais teóricos. Como resultado dessa investigação, estimamos ter oferecido uma dimensão compreensiva à relação entre Psicanálise e universidade. Além disso, o exame da produção ao longo de mais de duas décadas pode fornecer um panorama específico do campo psicanalítico universitário francês, com o qual o Brasil sempre manteve relações de intenso intercâmbio e proximidade.

Palavras-chave: Psicanálise na França. História da Psicanálise. Teses psicanalíticas. Estudos sobre a universidade.

Biografia do Autor

Camila Santos Lima Fonteles
Psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e Université Paris 7.
Denise Maria Barreto Coutinho, Universidade Federal do Sul da Bahia Universidade Federal da Bahia
Graduada em Psicologia, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia/Princeton University. Atualmente cedida à Universidade Federal do Sul da Bahia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e colaboradora do PPG em Psicologia, ambos da UFBA.
Publicado
20-05-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos