CONSUMISMO PRECOCE E MÍDIA: DISCURSOS PUBLICITÁRIOS DE UM CANAL TELEVISIVO INFANTIL

  • Camila Marques Silva Daher Faculdade de Minas - FAMINAS, Campus Muriaé-MG
  • Giselle Braga de Aquino Faculdade de Minas - FAMINAS, Campus Muriaé-MGUniversidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Leopoldina-MG
Palavras-chave: Consumismo, Infância, Publicidade

Resumo

A sociedade contemporânea é marcada pelo consumo e, nessa organização, a criança tem seu lugar de consumidora reservado pela mídia, principalmente a televisiva. A tevê é algo bastante presente na vida das crianças e um importante divulgador de publicidade infantil. Este trabalho identificou os discursos usados pela publicidade de um canal televisivo infantil na tentativa de persuadir a criança e seus cuidadores. Para a realização da pesquisa, foram gravadas e transcritas as peças publicitárias desse canal, e os textos resultantes da transcrição foram submetidos à análise do discurso. Para análise e discussão, o material foi organizado em duas categorias: “felicidade e status por meio do consumo” e “reprodução de papéis de gênero”. Os principais resultados apontaram que os discursos apresentaram os produtos como fórmula para a felicidade e o reforço aos papéis de gênero socialmente construídos pela estratégia de exposição de seus produtos.

Palavras-chave: Consumismo. Infância. Publicidade.

Biografia do Autor

Camila Marques Silva Daher, Faculdade de Minas - FAMINAS, Campus Muriaé-MG
Acadêmica do curso de Bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Minas – FAMINAS, Campus Muriaé-MG, e-mail: camila-daher@hotmail.com
Giselle Braga de Aquino, Faculdade de Minas - FAMINAS, Campus Muriaé-MGUniversidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Leopoldina-MG

Professora e Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade de Minas - FAMINAS, Campus Muriaé-MG. Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Leopoldina-MG.

Publicado
20-05-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos