O PROCESSO DE ESCRITA LITERÁRIA E O CO-ENGENDRAMENTO DA OBRA DE ARTE E DO AUTOR

  • Veronica Torres Gurgel UFRJ
  • Virginia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Autor. Escrita literária. Coemergência.

Resumo

A escrita e o processo de criação em Literatura têm sido objeto de investigação em diferentes campos do conhecimento, entre os quais destacam-se a crítica literária e os saberes psi, como a Psicanálise, a Psicologia cognitiva e a Psiquiatria. Nesses campos, abordagens de cunho biográfico e psicologizante foram, por vezes, predominantes. O objetivo deste artigo é analisar as críticas a tais abordagens e buscar alternativas à relação causal entre autor e obra. Com base em Barthes, Foucault e Chartier, procuramos evidenciar que a autoria não é natural, mas surgiu no século XVII, repercutindo nas análises literárias. A partir de Blanchot e Dewey, argumentamos que o escritor se deixa guiar pelo que percebe: é escritor e leitor, simultaneamente. Com Varela, Thompson e Rosch, concluímos que a obra e o autor são efeitos de um mecanismo de coemergência, sendo engendrados de um mesmo processo de criação literária.

Biografia do Autor

Veronica Torres Gurgel, UFRJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro, Brasil.

Atualmente é professora de Psicologia do Instituto Médico de Reabilitação (IBMR).

Participa de projetos de pesquisa nas áreas de literatura, cognição, produção de subjetividade, e arte.

Virginia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no CNRS, Paris (2002) e CNAM, Paris (2010). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual.

Publicado
29-09-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos