A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE VÍNCULOS INTERSUBJETIVOS E O DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE HUMANA: UMA PROPOSTA TEÓRICA
Resumo
No âmbito da Psicologia do desenvolvimento, têm-se realizado pesquisas que buscam investigar os processos desenvolvimentais em suas dimensões cognitivas, sociais e biológicas em todo o ciclo da vida. Nesse contexto, este trabalho buscou evidenciar o papel destacado da afetividade como dimensão essencial no processo desenvolvimental do sujeito, já que esta parece se situar no cerne da vida social, conferindo significação e sentido para a existência. Com base em alguns marcadores em Bowlby e Wallon que situam a emergência do psíquico sobre a base biológica e o caráter relacional-afetivo desse processo, buscamos as implicações entre a formação de vínculos intersubjetivos e o desenvolvimento da afetividade humana, destacando as reflexões de Merleau-Ponty e Philippe Rochat sobre a Psicologia do desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento infantil. Afetividade. Vínculos. Intersubjetividade.
Downloads
Copyright (c) 2019 Paulo Vinicius Bachette Alves Viana, Reinaldo Furlan

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.