AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA: UMA REVISÃO INTERNACIONAL

Palavras-chave: avaliação psicológica, resiliência, revisão de literatura, testes psicológicos

Resumo

O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se às condutas assumidas pelos indivíduos ante condições adversas. Há cerca de 40 anos, pesquisadores têm buscado compreender o fenômeno e propor formas de avaliação dessa característica. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma pesquisadores internacionais têm abordado a questão da avaliação da resiliência. Para isso, a revisão da literatura científica foi feita junto a três bases eletrônicas de dados (Academic Search Premier, Academic Search Elite e Medline Complete), nas quais foram selecionadas 68 publicações. Os dados indicaram predominância de estudos empíricos, voltados a adultos, sendo a construção de instrumentos tomada como temática mais frequente (35,29%), 55 diferentes técnicas foram usadas como formas de aferir o construto, sendo somente 10 relacionadas diretamente à resiliência. É possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento internacionalmente e que apresenta relevância para o cenário científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), especialista em Neurologia Aplicada à Neuropsicologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) e doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
ocente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e Vice coordenadora do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. 
Publicado
29-09-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos