AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA: UMA REVISÃO INTERNACIONAL

Palavras-chave: avaliação psicológica, resiliência, revisão de literatura, testes psicológicos

Resumo

O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se às condutas assumidas pelos indivíduos ante condições adversas. Há cerca de 40 anos, pesquisadores têm buscado compreender o fenômeno e propor formas de avaliação dessa característica. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma pesquisadores internacionais têm abordado a questão da avaliação da resiliência. Para isso, a revisão da literatura científica foi feita junto a três bases eletrônicas de dados (Academic Search Premier, Academic Search Elite e Medline Complete), nas quais foram selecionadas 68 publicações. Os dados indicaram predominância de estudos empíricos, voltados a adultos, sendo a construção de instrumentos tomada como temática mais frequente (35,29%), 55 diferentes técnicas foram usadas como formas de aferir o construto, sendo somente 10 relacionadas diretamente à resiliência. É possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento internacionalmente e que apresenta relevância para o cenário científico.

Biografia do Autor

Karina da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), especialista em Neurologia Aplicada à Neuropsicologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) e doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
ocente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e Vice coordenadora do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. 
Publicado
29-09-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos