REPRESENTAÇÕES EM CONSTRUÇÃO ENTRE IDOSAS E JOVENS EXPOSTOS A NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NA VELHICE

  • Vannessa de Resende Cardoso Rabelo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angela Arruda Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: representações sociais, velhice, velho

Resumo

Este artigo analisa representações sociais sobre o velho e o envelhecimento em
dois grupos focais, um de idosas e outro de jovens, realizados em entidades
que propõem atividades para essas faixas etárias em Juiz de Fora (Estado
de Minas Gerais). Apoia-se na teoria de Moscovici e de Jodelet, e a análise,
pelo software Alceste, identifica cinco classes. As classes características dos
jovens trazem a figura do idoso de antigamente e de hoje, bem como a
sabedoria da velhice. A classe típica das idosas aponta o medo da solidão e
da dependência, bem como o desejo de autonomia. Já as demais apontam a
falta de paciência e o desrespeito como um problema na relação da sociedade
com os idosos. Em conclusão, os dados revelam, apesar da presença de
representações hegemônicas, indícios de uma “nova velhice”: a vinculação
dos idosos à tecnologia, segundo os jovens; e a busca da autonomia, para
as idosas.

Biografia do Autor

Vannessa de Resende Cardoso Rabelo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Endereço: Avenida Vice-Presidente José de Alencar, 1440, bloco 3, ap. 1201 - Jacarepaguá, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. CEP: 22775-033.

Angela Arruda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, mestra em Psicologia Social pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, psicóloga pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de Évora

Publicado
16-02-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos